segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Debate sobre o Perímetro Irrigado na Chapada do Apodi acontecerá no IFRN nesta quarta-feira

Professor João Abner tem acompanhado  a problemática desde o início dos debates

      O Centro de Apoio às Promotorias do Meio Ambiente e o Ministério Público Federal realizarão o Seminário sobre o Perímetro Irrigado na Chapada do Apodi no dia 14 de novembro de 2012 das 8h às 13h no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) de Mossoró/RN.
       Neste seminário estarão presentes os professores João Abner (UFRN) discutindo os aspectos técnicos do perímetro irrigado da Chapada do Apodi; Joaquim Pinheiro (UFERSA), abordando a temática dos aspectos da organização social da agricultura familiar na Chapada do Apodi; e Daniel Santiago (IFRN) que falará sobre os impactos econômicos do perímetro irrigado sobre a apicultura na Chapada.
        O objetivo do evento é fazer um debate sobre o Perímetro irrigado da Chapada do Apodi, projeto do Departamento Nacional de Obras contra as secas (DNOCS) que consiste na desapropriação de 13.855 hectares da região da Chapada do Apodi para a implantação de um programa de fruticultura irrigada sob o comando de quatro grandes empresas multinacionais do agronegócio.
      Além de deslocar de maneira forçada cerca de 6.000 agricultores que vivem e desenvolvem a agricultura familiar, referência positiva em todo o país, em 30 comunidades da região há cerca de cinquenta anos, o projeto desencadeará impactos em oito assentamentos vizinhos da área rural, como também acarretará na superlotação da área urbana de Apodi, e gerará uma série de  problemas sociais e de agressões ao meio ambiente como o desmatamento da caatinga e a contaminação da água, ar e solo por agrotóxicos.
        Agnaldo Fernandes do Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Apodi afirma que o seminário: "será um momento importante de informação e mobilização. Estamos levando uma delegação de 55 pessoas daqui de Apodi: agricultores, mulheres, jovens. Acreditamos que podemos e devemos lutar contra o projeto da morte."
        
PROGRAMAÇÃO

8h30 - Recepção dos participantes
9h00 – Formação de mesa
Palestras:
 Aspectos Técnicos do perímetro irrigado da Chapada de Apodi
Prof. Dr. João Abner – UFRN
Aspectos da organização social da agricultura familiar na Chapada do Apodi
Prof. Dr. Joaquim Pinheiro - UFERSA
Impactos econômicos do perímetro irrigado sobre a apicultura na Chapada do Apodi
Prof. Dr. Daniel Santiago - IFRN

11h00 – Debate
12h00 – Encaminhamentos
12h30 - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário